GRUPO PINDORAMA
artes da presença
O Popular, A Sacralidade, O Contemporâneo
A presente pesquisa tem como objetivo trabalhar com a dramaturgia brasileira de modo a pensar em sua constituição formal no decorrer do tempo, forjada na relação com a teatralidade popular nacional. Serão explorados três vetores de investigação: o popular, a sacralidade e o contemporâneo. Historicamente, por mais que a elite intelectual e econômica do país ansiasse, no século XIX até o começo do XX, em fazer do teatro brasileiro um espelho do requinte europeu, a prática cênica da exuberância épica, seja a religiosa, seja a profana, nacional, constantemente sobrepujava os movimentos mais letrados de fazer teatral. Do sacro ao profano, do folguedo de rua ao palco, a vertente popular de uma teatralidade que se desenvolveu sem uma oficialidade de forma torna-se uma matriz das mais potentes do teatro brasileiro, visível tanto no teatro do passado como na produção contemporânea de diversas regiões do país. Desse modo, o objetivo do projeto consiste em produzir uma reflexão ampliada sobre a dramaturgia brasileira por meio desse viés de entendimento: o épico enquanto forma explodida, fragmentada, das grandes narrativas, e forma expandida da teatralidade popular. Será selecionado um grupo de peças a serem analisadas por esse viés. Além disso, o projeto inclui, de modo a auxiliar a pesquisa teórica, uma série de atividades a serem realizadas no recém-fundado Laboratório de Dramaturgia do Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp. O projeto está vinculado ao Laboratório de Dramaturgia do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp e aos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato e Grupo Pindorama. Essa pesquisa sobre a dramaturgia brasileira, tem como eixo três vetores que se interligam: o popular, a sacralidade e o contemporâneo, cada um deles respectivamente capitaneado pelas pesquisadoras Profa. Dra. Larissa de Oliveira Neves, Profa. Dra. Grácia Navarro e Profa. Dra. Isa Kopelman. Larissa de Oliveira Neves, investiga na história da dramaturgia brasileira, peças que tenham vínculo próximo com manifestações da cultura popular, tais como: festas, folguedos, músicas, entre outros. Os textos a serem analisados podem ser do século XIX, até o final do século XX. Grácia Navarro associa-se à pesquisa investigando as dramaturgias ligadas à sacralidade popular brasileira, o que envolve, além de todo um referencial histórico e contemporâneo, o modo como a dramaturgia da cena é composta muitas vezes em comunhão com uma corporeidade específica vivenciada pelos atores, sendo essa prática relacionada a manifestações artísticas performáticas populares. Isa Kopelman, dramaturga, associa-se no vetor sobre a dramaturgia contemporânea, que visa a refletir sobre algumas produções atuais, como constituintes de um caminhar histórico. Os dois eixos transbordam no objetivo de refletir sobre um aspecto específico do teatro brasileiro: o popular. O conjunto desses três vetores visa gerar uma reflexão intensa sobre uma forma brasileira de se fazer teatro.