

GRUPO PINDORAMA
artes da presença
Carla Coreira
Carla Coreira é uma artista popular, descendente de Mestra Roxa, caixeira do Divino e coreira do Tambor de Mina, referência na cultura ancestral afro-diaspórica dos tambores maranhenses. Carla cresceu no âmago das dinâmicas da cultura popular maranhense. Natural de São Luís, pertence ao grupo de mestres e mestras que portam o legado do Tambor de Crioula. Carla propõe um diferencial em suas oficinas ao criar a possibilidade de mulheres tocarem esses tambores, os quais tradicionalmente são tocados por homens enquanto as mulheres somente dançam, nomeando essa dinâmica de: "Mulheres que dão no Couro". Em um clima vibrante, as oficinas de Carla acontecem na Praça da Faustina, no Centro Histórico de São Luiz. Carla Coreira Belfort (@coreiracarla)
Outubro de 2017
Carla Coreira veio a Unicamp ministrar uma oficina de Tambor de Crioula, na sala AC04, dia 27 de outubro de 2017, dentro do projeto "Conversando com o Mestre". Essa oportunidade foi promovida pelo Niel Braga Campos e pelo Grupo de Tambor de Crioula Unidos de São Benedito.
Registros
Dezembro de 2024
A oficina com Carla Coreira, ocorreu na sede do STU, na Unicamp, em 17 de dezembro de 2024. A oficina foi fomentada por uma aliança entre o Grupo Pindorama, Associação dos docentes da Unicamp (ADUNICAMP), Sindicato dos trabalhadores da Unicamp, Adunicamp (STU), Pró Reitoria de Extensão da Unicamp (PROEXT), Serviço de apoio ao Estudante da Unicamp (SAE) e Fapesp 2023/14688-6.